quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

És belo, és forte, impávido colosso

Querido Brasil,
estou te escrevendo só para dizer que estou muito incomodada com a nossa situação. Logo você, ó Pátria Amada. Não sei se alguém já te contou, mas a situação aqui tá muito ruim. Eu não sei nem por onde começar.
O povo tá passando por cada uma... aah, eu sei que filho teu não foge à luta, mas é que a gente vai perdendo a força, né? A esperança falha...
Vou te falar que tem gente que não alcançou nem o que é direito deles ainda, coisas como certidão de nascimento ou, acredite se quiser, saneamento básico. Quer mais absurdo que isso? É que eu não falei ainda da podridão que emana de Brasília. Grande parte dos problemas que a gente tem é culpa daquelas pessoas que estão no poder. Mas que tipinho...
A outra parte da culpa é do povo, admito: o povo não sabe votar, além de vender seu voto por qualquer churrasco na laje ou uma dentadura nova. É... e não para por aí. Cadê a igualdade? Será que é normal as classes média e alta serem representadas por, aproximadamente, 66% da população enquanto16,27 milhões de pessoas viverem em extrema pobreza? A conclusão que eu chego é que realmente eles acertaram em mudar o slogan, já que o Brasil está longe de ser um país de todos.
Quer saber mais? Cuidado, o baque pode ser muito forte: aqui no Rio, depois de uma greve e tanto, os bombeiros conseguiram 5,58% de aumento salarial, enquanto os deputados aprovaram um aumento de 62% no PRÓPRIO salário. E você acha mesmo que não tem dinheiro para pagar bons salários para todo mundo? Se for esse o caso, que se pague um bombeiro como a um deputado e que ao deputado reste os R$900 pagos a um bombeiro.
E não são só os bombeiros que vivem com tão pouco não, ainda têm os policiais, os professores...
Falando em professores: a educação vai de mal a pior por aqui. Ontem mesmo ouvi sobre a falta de vagas nas escolas públicas, existem 3,8 milhões de crianças fora da escola. É, eu sei... isso é terrível, esses brasileirinhos são o nosso futuro.
O povo é tão ingênuo. E é isso que os "grandes" querem: alienação. Por isso não informam, por isso não educam, por isso tá do jeito que tá. Dá até tristeza, porque eles conseguem. Quem tem dinheiro e poder para tirar o povo dessa são justamente os que não fazem nada. Uma prova disso é a programação de TV, o preço do conhecimento, o curto alcance da informação.
Quer saber? Você merece mais do que levar seu nome em um programa de TV que não explora o que teus filhos têm de melhor, você merece mais do que aparecer sempre negativamente nos jornais estrangeiros, você merece mais do que a imagem que pintaram de você.
Você estava cego? Pois então enxergue e cuide dos teus filhos, ó mãe gentil. Saiba que sempre vai haver gente de bem para te estender a mão. Saiba que entre outras mil, és tu, Brasil, MINHA Pátria Amada.
Glória no futuro e glória no passado.
Com amor, da filha do teu solo.


* dados disponíveis nas últimas pesquisas feitas.

5 comentários:

Gabriel Ferreira disse...

Sem palavras... Um resumo triste do nosso Brasil.

Jonatan Magella disse...

Oi, Rapha.. Cara, sinceramente, eu nao sou nem um pouco patriota, como esse ufanistas por ai. Gosto da humanidade inteira como se fosse uma só nação. Mas aceito teu ponto de vista.

Mas te falar.. o povo nao se vende. o povo só nao tem consciencia de que o voto é uma transferencia de responsabilidade. Quem transfereria? E como culpar um faminto que transfere responsabilidade por comida? Nao culpemos os vencidos, mas o vencedores, exlploradores, dominadores.

Beijo, rapha!

Raphaela Webering disse...

Arrasou! adorei o texto. Infelizmente é a mais pura verdade. "Se não fosse trágico seria cômico".
Concordo com o Jonatan, não dá pra pedir ao cara que não tem o que dar de comer a seus 7 filhos que pense bem em quem ele vai votar em vez de votar no sr. josé da esquina que prometeu dar uma cesta básica, ou querer que ele deixe de votar no sr. manoel da padaria que prometeu um emprego a ele. Até porque essas pessoas não sabem nem porque votam, não têm ideia da importância disso. O que já era de se esperar de pobres oprimidos sem acesso a informação, o que infelizmente é de se esperar de uma massa de manobra feita especialmente por "vossas" ilustres excelências. rs os poucos que algum dia tiveram acesso a informações sobre essa tal de "Política" aprenderam que se aprofundar nessas informações seria inútil e que essa tal senhora é muito chata, não carece de atenção.

Beijo bebexii amei seu texto, parabéns

Fernanda disse...

Estava aqui pensando, quando foi que nos acostumamos com tudo isso? Ensinaram? Ou foi intuitivo? Foi a necessidade de ser individual que nos perder a noção da destruição do que é coletivo? Não encontrei respostas... Mas fico feliz de ver que tem gente pensando também... E gente nova... E gente boa... E gente formada em princípios verdadeiros...

Parabéns pelo texto, pelas idéias, pelo blog e por me mostrar que é bom continuar pensando...

E quanto ao impávido colosso, já nem tão belo e nem tão forte, conta com os filhos desse solo pra se erguer... Então, vamos!

Raphaela Nogueira disse...

obrigada pelos comentários, gente.. Jon, não é questao de ser ufanista, mas a questao é que a gente adora falar mal do Brasil, entende? E sim, eles não sabem da importância do voto, se eles fossem informados como devem, talvez soubessem. Mas povo bom é povo ignorante né? :/ A culpa é sim dos vencedores!