quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Os bandido de verdade tão em Brasília tudo solto"

Ouvi uma música um dia desses aí, e ela falava assim: "os bandido de verdade tão em Brasília tudo solto..." (sic). E aí eu parei pra pensar: será que isso tem fundamento?

Não quero exagerar e falar que todos os bandidos estão em Brasília ou que todos que estão em Brasília são bandidos. E isso é verdade. Mas, como todos sabemos o ser humano é um ser corruptível e, devido à ambições e ganância ele se deixa levar por muita coisa.
No caso do bandido que não está em Brasília, -ou seja, os traficantes, sequestradores, ladrões e outros- muitos deles não tiveram condições, estudos, instruções ou qualquer outro meio de vida. -não estou justificando nada e ainda vou chegar no ponto que eu quero- Por isso eles apelam a esse meio de vida parasitário, vivendo às custas dos outros, roubando, matando e à margem da sociedade. Sabemos que nada justifica cometer delitos, sejam eles pequenos ou grandes, ou ter atitudes que prejudiquem qualquer outro indivíduo. Existem outros meios de conseguir uma condição melhor, mas, infelizmente, muitos acham que esse é o único e melhor caminho e, alguns deles já pagam o preço de seus crimes.
Mas, e os bandidos que estão soltos em Brasília, quem toma as providências contra eles? Ou será que eles poderiam criar leis que os punissem? Acho difícil. Então quem irá garantir que nosso país, estado ou cidade não estará nas mãos de uma pessoa corrupta e de má índole?
"Lei Ficha Limpa: A Lei Complementar 135/2010 proíbe a candidatura de pessoas condenadas por órgãos colegiados da Justiça."
Isso vai adiantar? Pelas notícias de uns dias atrás eu soube que alguns políticos já conseguiram burlar essa lei. E agora? Como iremos enfrentar a corrupção? Essa é uma atitude que o POVO deve tomar, mas, se acompanharmos a história podemos ver que isso não é de agora: parece que a capacidade de pensar diante de candidatos corruptos fica afetada.
"O Plano Collor também exigiu o confisco das poupanças, com valores superiores a 50 mil cruzeiros, durante um prazo de dezoito meses. Além de não alcançar as metas previstas no plano econômico, Collor ainda se envolveria em um enorme escândalo de corrupção." e, alguns anos depois: "Collor é eleito senador por Alagoas e ocupa cadeira de Heloísa Helena." e ainda: "Eu sou pré-candidato a candidato do meu partido ao governo do Estado nas eleições de outubro - diz Collor."
Agora não venham me dizer que o povo não pede para ser passado para trás. Tanto escândalo que a gente acompanha, mensalão, dinheiro na cueca, dinheiro desviado. Tudo isso pela ganância, pelo poder, por papel, dinheiro nada mais é do que papel. Será que isso vale mais do que a integridade de um homem?
O que fazer então? É só votar consciente que nada disso acontece. Tem gente boa na política ainda, mas é preciso avaliar cada candidato para descobrir qual vai ser a melhor opção para ser eleito.
O que falta no Brasil é justiça, porque os políticos nos roubam, prometem e não cumprem e, apesar disso, continuam soltos e com regalias enquanto a gente sofre para pagar os impostos absurdos que eles inventam.
Já tá na hora do Brasil andar para frente! E o povo tem que agir para que isso aconteça. Temos nossos direitos e temos o dever de lutar por eles.

A verdade é que eu não voto ainda, mas eu sei que aqui no Brasil a coisa não tá fácil, sei que a corrupção anda por nossas bandas desde Pedro Álvares Cabral e sei que só com as atitudes e mobilizações do povo isso pode mudar. Qualquer pessoa pode discordar com o que eu escrevo, mas sei que muitas pessoas sabem que isso é verdade, só não tiveram a coragem de falar.
Bom texto para época de eleição, de repente me vi tão envolvida na política, rs.

Um comentário:

Rafael de oliveira alves disse...

Otima analise, se encaixa exatamente com o que esta acontecendo hoje no Brasil.
Abrcs (: