quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mas se o assunto for o tempo...

Gente, essa crônica eu fiz terça agora, dia 03, quando meu pai deu carona para um moço que mora aqui perto de casa. Fui de casa até a escola acompanhando a conversa deles e, quando o moço desceu do carro, pensei que aquela situação poderia ser transformada em uma ótima crônica. Aí cheguei na escola e passei tudo pro papel. Tá áí o resultado, rs.

Todo dia, pela manhã, é a mesma coisa: me vejo cercada de pessoas que saem de suas casas para ir trabalhar. A diferença entre elas é que umas estão de carro e outras a pé. E foram essas últimas que me inspiraram nesse relato.
Quando eu vou para escola pela manhã, na maioria das vezes, estou de carro com meu pai e, de vez em quando, ele dá carona para um vizinho ou outro. E agora eu chego no ponto em que eu queria.
Se seu carona não for alguém muito próximo seu, ou se você não for daqueles tagarelas, certamente você vai se encaixar nisso:
Assim que seu carona entra no carro, seja ele homem ou mulher, entra junto dele todo aquele desconforto e aí você se vê numa situação bem estranha. Então você começa a conversa com a simpática pergunta, que nada mais é do que o simples "tudo bom?" de todo mundo. É claro que a pessoa não vai te dar uma resposta negativa e chorar todas as mágoas dela com você. E você bem sabe disso.
Depois dos cumprimentos típicos de um diálogo, ambos se vêem procurando um assunto no meio do silêncio que o último ponto final deixou. Vocês percebem que já se passaram quase dois minutos de um silêncio constrangedor. Sem mais alternativas, alguém puxa um "tempo maluco ultimamente, não? De manhã um sol, de noite um frio, uma chuva..."
É, não deu para segurar, a famosa tirada climática mais uma vez surgiu para salvar sua vida do constrangimento. Agora, tanto você, quanto o seu carona, comprovam que ambos são SEM ASSUNTO!
Mais um abismo de silêncio surge entre vocês. A mão começa a suar, sua mente está vazia. Se você tiver sorte, o lugar que seu carona vai saltar estará bem próximo e a única coisa que você vão dizer será um "até mais", no máximo um "bom dia aí, valeu ein?!" e pronto, vocês seguirão seus dias e só.
Caso contrário, a "sorte" que você vai ter é a de ele saltar num lugar bem distante e, só para dar um empurrãozinho, vocês podem pegar um engarrafamento. Mas, no caso de isso ocorrer, não se preocupe, o trânsito também vira tema de uma conversa onde o que falta é assunto.

Nenhum comentário: