segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O tudo numa coisa só

Gente, tô pasma! O preconceito tá em todo canto.. em tudo que eu vejo! Com gente magra, gente gorda, negros, brancos, ricos, pobres, deficientes mentais e físicos. Eu não acredito que, numa sociedade moderna como a nossa, ainda exista um estereótipo tão arcaico em relação à distinção de pessoas. Todo dia eu ouço uma penca de comentários tão racistas e preconceituosos que eu imagino como o mundo de hoje pode ainda não ter entendido que a humanidade é feita de diferenças, milhares delas. Ignorância pura! Por isso resolvi escrever hoje.


Parece que desde os primórdios da humanidade o mundo vive certa estagnação. Todos sabem muito bem que não é só de uma raça que a população mundial é formada, ou um só sexo, uma só cultura, uma só fé, nem mesmo uma só língua.
Ainda assim, diante desse fato, algumas pessoas assumem uma considerável ignorância em relação às diferenças. Não só pessoas, mas nações inteiras. Acompanhamos de perto a luta entre Israel e Palestina que, por possuírem diferenças não conseguem coexistir.
E quando o assunto é raça, a história não muda muito. Desde que a escravidão acabou, a vida dos negros -que sempre foi bem complicada- ficou um pouco mais difícil. Ficou ruim ter crédito, confiança ou arrumar emprego.
Muitos anos depois, apesar de uma parte da população negra conseguir reconhecimento, ainda não é certa a total aceitação pelos que se dizem brancos. E assim também é com deficientes físicos e até mesmo mentais. Muita gente acha que, por serem diferentes, essas pessoas são aberrações.
Quanto mais alienada a população em relação ao preconceito, maior ele é, seja de classe social, raça, fé ou sexo. O que falta na sociedade é respeito ao próximo e a consciência de que todos nós somos iguais e, todos merecem sentir isso da mesma forma.
"Por que é que não se junta tudo numa coisa só?"

Eu escreveria mais, mas me controlei, preciso guardar a criatividade para outros meios, rs.
E vou estudar, pensem sobre... ;)

Nenhum comentário: