sexta-feira, 4 de março de 2011

Era uma vez um prevest ;)

Aproveitando a semana em que eu fui aprovada na UFRRJ para escrever sobre o meu maior pesadelo: o vestibular. E, aproveito também para dar tchau a minha vida de "prevestibulanda" ;)

aah, se alguém tivesse nos dito lá na 5ª série -atual 6º ano- que dali a 6 anos nós estaríamos na maior e mais cansativa batalha de nossas vidas. Ok, para muitos não é a maior ou a mais cansativa, mas para maioria é:
o Vestibular! Falando sério não deve existir nenhuma pessoa que, em sã consciência, acorde e pense: "Que ótimo dia para prestar um vestibular!" Não! Isso, definitivamente, não deve existir.
Mas, feliz ou infelizmente, é uma fase pela qual a maioria dos alunos deve, literalmente, passar.
Bom, então se eu pudesse dar um conselho não seria "usem filtro solar" -apesar de isso ser super importante- mas eu, com certeza, diria: "estudem." Sim! Simples, curta e desanimadora, rs. Estudem se vocês estiverem no 6º ano, no 1º, no supletivo ou no "prevest." Eu não sou a estudiosa, mas pude sentir na pele a dor e o arrependimento de não ter estudado desde o começo. Teve uma hora em que eu parei e pensei: "Cara, cadê a minha base?" é.. a base é tudo. Se você não sabe fazer "log" talvez se ferre quando for aprender limite ou algo mais avançado. Então estudem, mas não estudem só a matéria que vocês gostam, estudem mais a que vocês odeiam.
É, eu sou praticamente uma pessoa insana. Mas é verdade.
Ninguém deve ter escrito ainda o "Manual para passar no vestibular: 25 dicas infalíveis que vão garantir sua aprovação" Apesar de ser quase um sonho, ele não existe. Por esse e outros motivos você deve estudar, se dedicar, dar seu sangue se for preciso. Esqueça sua vida, rejeite os melhores convites e abra mão de todos os eventos badalados por pelo menos um ano -é claro que você vai se divertir nesse período, mas nada de extrapolar.- Você deve estar nesse momento achando que sua vida social vai virar fumaça. Ok, vou ser sincera: vai sim, talvez seus amigos até se cansem de te procurar! Mas depois que você conseguir entrar na faculdade vai ver que tudo valeu à pena. E o resto você constrói de novo. Não importa se você não conseguiu ainda, você já é um vitorioso.

Dedico esse texto que, confesso ter improvisado, a minha amiga Nathalia Fernandes (@nfernandss).
Nathalia, já te falei que você pode tudo?
beijos, espero que gostem, em especial a Nathalia. ;)

4 comentários:

Daiane Pereira disse...

Rapha,

adorei o texto!
o mais incrível é que me vi em cada uma de suas palavras.

Parabéns pela conquista!
Beijos!
@daianepereiira

Raphaela Nogueira disse...

obrigada Day linda *-*

Carol Dutra disse...

Fantástico..Você desenha as plavras como o flautista mágico deswenha as notas e atrai os ratinhos, mas neste caso, você atrai meras pessoas que curiosas param para ler seus desenhos..rs..um bjo grande para ti

Raphaela Nogueira disse...

cara, que comentário LINDO *-* amei, fiquei, de verdade, emocionada.. :D
obrigada Carol, sua linda.