domingo, 27 de março de 2011

Brasil x Japão

Tem um tempo que eu estou pensando em escrever sobre esse assunto, mas andei meio sem tempo aqui. Então ontem, no culto, o ouvi algumas coisas que eu já andavam martelando na minha cabeça.

Semana retrasada, não me lembro bem o dia, passei em uma banca de jornal e a única coisa que me chamou atenção, no mesmo momento, foi a frase: "Japão perdeu o controle." Apesar da notícia se referir às conclusões sobre o acidente nuclear de Fukushima, tentei imaginar como seria o Japão sem "controle."
Bem, alguns dias depois eu vi a foto e a notícia da estrada reconstruída em apenas seis dias e aí eu confirmei o que eu estava pensando e o que eu já havia lido, acho que no twitter: "esses carinhas vão se reconstruir, se reerguer e o Brasil ainda vai estar todo enrolado com as obras da Copa" e, aqui entre nós, isso é verdade.


Tudo bem que eu ainda acho que essa dinheirama podia ser muito bem gasta com as muitas pessoas necessitadas espalhadas pelo Brasil. Mas, como o assunto não é bem esse...
Toda essa determinação e disciplina dos japoneses podia muito bem servir de inspiração para os brasileiros, porque, pelo que eu andei pesquisando, algumas obras para a Copa de 2014 começaram em setembro de 2010 e, olha o resultado, seis meses depois:


É, talvez o Brasil esteja sem controle..
Bom, apesar de eu não ser muito entendida nesse assunto de Copa, futebol ou estádio.. eu sei que isso não era o esperado e que aqueles estádios luxuosos, arrumadinhos e super modernos, por enquanto, estão só no papel. Enquanto que o Japão, todo arrasado devido às ações da natureza - um terremoto de 8.9 na escala Richter e uma tsunami que gerou ondas de 10 metros - e movido a bolinhos de arroz e água está se reconstruindo em apenas 14 dias.
Quanto ao fato de o Brasil estar bem no meio da placa Sul-Americana e, por isso, correndo menos risco de acidentes como esse, eu acho que é uma bênção de Deus. Imagino esse país, o mesmo que está com as obras atrasadas para Copa, tentando se reerguer depois de uma catástrofe dessa magnitude.
Isso porque eu não quero entrar no fato de o Japão, em meio àquele desespero e confusão, não ter registrado nenhum - pasmem - nenhum número de saques nesse período. Eles fazem fila, respeitam aos próximos, esperam sua vez, ajudam uns aos outros e não, não tem gente passando a perna em ninguém. Definitivamente, não consigo imaginar essa situação aqui no Brasil.
Quem sabe os japoneses queiram dar uma ajudinha aqui nas obras depois de acabarem de construir um país novinho em folha.

Obs.: perdoem-me qualquer informação errada, mas, se quiserem conferir: http://www.copa2014.org.br/
aí está o andamento das obras e qualquer outra informação adicional.
Obs².: créditos ao Marcinho, talvez eu possa ter usado algumas expressões ou citações do que foi dito no culto de ontem.

Nenhum comentário: