segunda-feira, 18 de abril de 2011

O sertão vai virar mar?

Olá autoridades brasileiras, eu quero jogar um jogo com vocês... Suas decisões, suas leis, o salário dos eleitos por nós, entre outras coisas causaram no povo brasileiro indignação e descontentamento.
Então é o seguinte: vocês todos serão levados ao sertão Nordestino, viverão na seca e, quando se questionarem sobre o motivo de tanta fome e pobreza alguém responderá que um dia tudo vai melhorar, é só esperar o sertão virar mar. Vocês receberão mensalmente a quantia ínfima de 545 reais que vocês, após muita luta, é claro, julgaram suficiente para a sobrevivência de um pai, uma mãe e três filhos. Com essa quantia vocês vão alimentar, criar e educar seus filhos, além de pagar os impostos, nossos famosos impostos, que qualquer cidadão deve pagar. Seus filhos vão estudar nas suas escolas, as escolas públicas. Como o transporte é precário e não é privilégio de todos e, além disso, a vocês não foi concedido o "bônus" de ter um transporte próprio, seus filhos andarão quilômetros todos os dias até chegarem na escola, onde, talvez, eles tenham aula. Vocês terão toda a sorte, ou o azar, como preferirem, de adversidades que qualquer cidadão pobre do sertão tem. Mas não se preocupem se nossos heróis de carne e osso conseguem, vocês conseguirão. Dirão adeus aos seus salários exuberantes, aos seus carrões, aos seus motoristas e qualquer outro tipo de empregado, não terão mais benefícios - a não ser que vocês consigam o Bolsa Família- e privilégios como antes. Torçam para que ninguém adoeça na sua casa, ou então terão que enfrentar filas enormes nos hospitais públicos ou nos postos de saúde, sofrerão com a falta de médicos, dias e noites até que sejam atendidos e, ao serem atendidos passarão pelo enorme problema da falta de leitos e medicamentos, além do descaso dos profissionais da saúde.
Isso tudo vai acontecer até o dia que vocês decidirem mudar de vida, virarem retirantes e partirem para o Sudeste em busca de uma vida melhor. Ao chegarem ao Rio de Janeiro vocês ainda vão passar pela dor do desemprego, da falta de moradia, da falta de oportunidade. Mas, mesmo assim vão procurar uma moradia alternativa, vão começar a trabalhar por conta própria, vendendo bala ou refrigerante nos pontos de ônibus. Talvez vocês voltem para casa nova, no alto do morro, talvez não... Talvez voltem com o lucro do dia, talvez sejam assaltados voltando para casa. Talvez sua família toda tenha que trabalhar para comer feijão, arroz e carne uma vez na semana, mas talvez eles fiquem em casa se protegendo das balas perdidas e com medo da "guerra" do lado de fora.
Mas não se preocupem, conhecemos muitas histórias de superação, talvez aconteça com vocês também.
Se parte da nossa população consegue, vocês também podem...
E, na última fase do meu jogo, já é ano de eleição. Vocês ouvem mil promessas, mil campanhas, ganham dentadura nova, o morro está em festa. Mas, o candidato que vocês elegeram não cumpriu nada do que prometeu e agora a vida de vocês está cada vez mais difícil. A única esperança é que, com todas as atenções voltadas para os preparativos dos jogos de 2014 e 2016, vocês consigam algum benefício, seja um dos empregos gerados ou alguma melhoria na cidade e nos transportes... Isso claro, daqui a dois anos. E, aliás, esqueci de dizer que vocês estão se preparando para a chegada de mais um integrante da família.
Lembrem-se: vocês não podem desistir. Que comecem os jogos.

Apesar da piada, não desejo isso a ninguém. Mas será que eles sobreviveriam com essa vida? Tendo que lutar diariamente, trabalhar duro, sem folga, sem férias, sem salários milionários, sem toda essa pompa que eles vivem. Será que eles suportariam sentir que há uma esperança com aquele candidato e, de repente, tudo virar fumaça? Quem a gente está escolhendo para representar nossos interesses? Será que é alguém que quer realmente lutar pela gente ou só quer roubar o nosso dinheiro? Por que ainda há esse descaso com a população? Fome, pobreza, precariedade nos serviços públicos... por que ninguém quer cuidar disso?
Por que será que eles insistem em alienar a massa e manipulá-la? Até onde isso vai chegar?

6 comentários:

Nathalia Fernandes disse...

Estava inspirada heim! ficou muito bom. Achei um dos melhores. Beeijo

Raphaela Nogueira disse...

haha, tava querendo escrever isso tem um tempo já.. rs

Carol Raffagnato disse...

o sertão vai virar mar, dói no coração, o medo que algum dia o mar também vire sertão...

Raphaela Nogueira disse...

é amiga.. talvez um dia o mar vire sertão tb :/

Ella ABp disse...

seguindo aqui. Eu escrevi um texto sobre isso também. Depois comento aqui que nem gente, pq to sem tempo, mas se liga nesse aqui http://obscurecer.blogspot.com/2010/03/avisa-la.html

Ella ABp disse...

Será que é alguém que quer realmente lutar pela gente ou só quer roubar o nosso dinheiro?

Pergunta retórica, talvez.
Até onde isso vai chegar?Ótima pergunta